segunda-feira, 7 de julho de 2014

Uma aula de karate

Aprendendo a lutar…

Uma aula de karate clássica tem geralmente três elementos: um primeiro momento de ginástica de aquecimento com o propósito de preparar o corpo para a atividade prevenindo lesões, um segundo momento de treinamento das técnicas básicas do karate através da repetição de certos movimentos isolados ou combinados (kihon e Kata) e por fim o treinamento das técnicas de combate propriamente ditas (kumite)

 

PRIMEIRO MOMENTO (AQUECIMENTO)

A ginástica da aula de karate não tem por objetivo trabalhar a questão do condicionamento físico e a força, podendo fazer isto, mas não havendo obrigatoriedade neste sentido, mas tem necessariamente, que preparar o aparelho cardiovascular e musculoesquelético para os esforços que virão a seguir, ou seja, deve ser progressiva e sempre possuir exercícios de alongamento de todos os músculos. A maioria dos professores inclui neste momento ou durante a aula, exercícios de força de abdômen e membros superiores.

 

SEGUNDO MOMENTO (KARATE)

O segundo momento é a alma do aprendizado do karate mesmo, pois é quando o iniciante aprenderá os movimentos, o aluno mais graduado poderá aprimorá-lo e quando se trabalha a resistência física específica do karate.Existem variantes infinitas de tipos treinamentos propósitos a se alcançar aqui, mas a maioria dos professores trabalha umas poucas técnicas por aula preferindo a qualidade das técnicas à quantidade das técnicas mas enfrentam um problema grande pois a mentalidade das pessoas formadas numa sociedade de consumo gosta de variedade para “descansar a cabeça” e o sacrifício de exercício de mente vazia (mushin) nem lhes passa pela cabeça.

O terceiro momento da aula é quando se aprende a lutar, mas engana-se quem pensa que se luta logo na primeira aula. O karate não é uma arte marcial fácil, embora seja simples. Ele exige empenho e dedicação para ser eficiente em seus propósitos e se lutasse bem logo na primeira aula, certamente ninguém enfrentaria cinco anos para conseguir o reconhecimento de faixa preta diante de uma banca examinadora séria.

Inicia-se aprendendo a dar socos e mirar e acertar num alvo segundo uma trajetória excelente (soco reto) isto em pé diante do adversário. Neste momento fica claro que a pancada dada com maldade pode resultar em outra no sentido contrário e surge o respeito pelo reconhecimento da própria fragilidade.

Passa-se a aplicar golpes pré-determinados em deslocamento em linha reta para se aprender a noção da coordenação em deslocamento, a técnica de se aplicar um golpe com força e equilíbrio e o tempo correto de se aplicar a defesa (principalmente) e o contra ataque: é o Gohon-kumite e o Sambom-Kumite.

Dominada esta etapa, vem o treinamento de defesas com esquivas onde se aprende a ficar mais ousado (porque se ficou mais rápido e com uma melhor noção de tempo de combate) e se esperar até o último segundo antes de se desviar dos golpes do adversário obtendo-se assim o efeito surpresa e a possibilidade de atacar pontos vitais antes difíceis de acertar no contra-ataque pela própria posição do adversário e a própria: é O Ippon-Kumite.

Então se inicia o treinamento de simulações de combate com base livre onde um adversário fala que golpe vai ser feito e tenta vazar a guarda do outro que deverá conter o medo que o faz querer afastar-se e esperar o ataque para defender e contra-atacar. Quem ataca vai desenvolver, aqui, a velocidade de ataque (não a finta) e quem defende vai desenvolver confiança em si mesmo (coragem) para esperar e poder fazer o melhor contra-ataque. É o Jiyu-Ippon- Kumite.

TERCEIRO MOMENTO (KUMITE)

Pode-se paralelamente a este treinamento, iniciar o treinamento de tempo de combate, iniciando pelo mais simples, que é o GO-NO-SEN, onde o propósito é o contra-ataque.

Neste treinamento, quem ataca vai definir qual ataque vai fazer e o adversário tentará defender e contra-atacar. Não necessariamente os golpes devem ser golpes de deslocamento como Oizuki ou mae-gueri, que são os adotados no Jiyu-Ippon-Kumite, certamente para forçar tanto o que ataca (pela dificuldade de aplicar estes golpes, principalmente quando o adversário sabe que serão eles os aplicados) como quem defende, antes, geralmente se fazem golpes que se usam mais em combate tipo kizami-zuki e guiaku-zuki.

Dominada esta técnica, podem-se treinar as técnicas de SEN-NO-SEN e TAI-NO-SEN, mas a discussão delas será assunto de outro texto.

À parte disto podem-se ensinar os alunos a “brincar de Karate” no SHIAI-KUMITE que é o combate por pontos segundo determinados regras, excelente motivação para os alunos, mas perigoso quando não há amadurecimento adequado no aluno sobre o real significado dele.

OSS...
VISITE NOSSO SITE:http://www.karatenintai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário