sábado, 21 de junho de 2014

significado de seisa

Senza e a Tranquilidade







A maneira dos japoneses se sentarem sobre os calcanhares, com uma mão sobre a outra, conhecida como nipon-za (postura japonesa), é um tipo de senza. Diz-se que só os japoneses sentam em tal posição. Mas tal postura é praticada por qualquer pessoa que se dedique à cerimônia do chá, ao teatro nô ou ao bailado japonês. Muitas vezes, em trens e ônibus, deparamos com japoneses sentados nessa posição. Houve época em que o nipon-za foi quase abandonado no Japão, mas, quiçá pela influência do zen-budismo, vem sendo novamente adotado em todo o mundo.

Na postura, ou senza, conhecida por nipon-za, as pessoas se sentam sobre os calcanhares, de pernas dobradas. Os homens deixam os joelhos abertos de modo que entre eles possam passar dois punhos fechados e meio; as mulheres, os punhos. Quando sentamos por pouco tempo, colocamos o peito do pé direito para baixo e apoiamos o peito do pé esquerdo sobre a sola do pé direito. Quando sentamos por longo tempo, o dedão do pé direito é colocado por baixo do pé esquerdo e de vez em quando invertem-se as posições. As mãos descansam sobre o baixo-ventre, a mão direita por baixo. Entretanto, o ponto crucial está na parte superior do corpo: o tronco deve ficar bem ereto e todos os músculos relaxados, exceto os do baixo ventre, que precisam estar bem tensionados.

Sei significa tranqüilidade. É nossa intenção expor alguns aspectos deste conceito de tranqüilidade. O ideograma sei tem um grande número de significados, dentre os quais destacamos os mais amplos:

1) repouso, antônimo de dô (movimento); diz-se de algo que está firme e imóvel.
2) estar calado, antônimo de ken (vozerio).
3) calmo, tranqüilo.
4) correto, polido.
5) descansar.
6) tornar-se claro, transparente.
7) abrandar-se, amolecer.
8) valoroso.



VISITE NOSSO SITE:http://www.karatenintai.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário